sexta-feira, 30 de dezembro de 2011




Cheque perde cada vez mais espaço para o cartão de crédito

Já o crédito, passou de 1,5 bilhão para 3,3 bilhões no mesmo período


. Segundo dados do Banco Central, o volume do débito saltou de 1,1 bilhão em 2005 para 2,3 bilhões no ano passado. Já o crédito, passou de 1,5 bilhão para 3,3 bilhões no mesmo período.

O número de pessoas que aderiram ao cartão de débito e crédito em 2011 surpreendeu economistas e bancos de todo o país, chegando a ter um crescimento de 109% e 120%, respectivamente.

Já o uso do cheque parece estar com os dias contatos. Dados do Serasa Experian mostram que o uso de cheques vem caindo ano a ano. De janeiro a agosto de 2000 foram compensados 1,75 bilhão de cheques. No mesmo período em 2010, apenas 747 milhões. Em uma década (entre 2000 e 2010), essa redução chegou a 57,4%.

Dados do Banco Central mostram que em 2010 foram devolvidos 71 milhões de cheques no país. Entre os principais motivos para a devolução é a falta de fundos. A média de cheques emitidos pelos brasileiros também teve uma redução em cinco anos. Enquanto em 2005 eram realizadas dez operações por cada habitante, em 2010, a média passou para seis.

Com a chegada das festividades de final de ano o uso do “dinheiro de plástico” foi intensificado no mercado. De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), por causa do Natal, os valores das transações neste mês deverão ser de 25% a 30% acima da média mensal de janeiro a novembro.

Porém o uso do cartão de crédito necessita de alguns cuidados, já que atualmente os operadores lideram, com folga, o ranking de reclamações de consumidores, entre os principais motivos estão: as transações não reconhecidas pelos clientes e os altos juros cobrados nas faturas.

Para o advogado Alberto Monteiro Neto, o consumidor que acreditar estar sendo lesado pela instituição financeira pode ingressar com ações judiciais em nome próprio para exigir seus direitos, fazer reclamações no Procon de sua cidade ou região e no Ministério Público local.

Porém o advogado explica que é necessário tomar alguns cuidados antes de adquirir um cartão de crédito. “Ao assinar a proposta de adesão junto à administradora do cartão, o consumidor deverá ler atentamente todas as cláusulas, riscando espaços em branco. Deverá verificar, também, se o contrato assinado refere-se ao tipo de cartão escolhido, que pode ser de crédito, de débito, de fidelidade, de desconto, de loja etc. Nele, devem constar a data de vencimento, o valor da anuidade e o índice de reajuste, que variam de cartão para cartão”, enfatizou Alberto.

“O consumidor deve ficar atento para um hábito entre bancos e administradoras de cartões de crédito, o de enviar o cartão sem solicitação prévia. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, essa é uma prática abusiva que, portanto, desobriga o consumidor a pagar anuidade ou qualquer outro valor. Se o consumidor optar por utilizar o cartão, ele tem direito a uma anuidade gratuita, inexistindo obrigação de pagamento”, destacou Alberto Monteiro Neto.


FONTE: Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs)


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